terça-feira, 11 de novembro de 2008

Relatórios


Anne Silva-Oficina de musica

Aprendendo flauta e ensaios para o coral

No dia 07 de outubro de 2008 no centro juvenil dom Bosco,após o lanche das crianças das 13:30, a boa tarde feito em sala , como de costume na oficina de musica. A sala foi dividida em dois grupos, os sopranos e os contraltos.
No grupo dos sopranos o educador Eduardo ensinou para os educandos os tempos das notas de flauta e a importancia do maestro ,explicando que o maestro indica o começo da musica ,e o tempo termina.o objetivo do educador foi orientar as crianças a prestarem atenção no maestro para acompanharem a musica corretamente .
Logo depois este grupo se encaminhou para a sala dos contraltos , onde estava o educador Emerson,onde os educandos aqueceram as cordas vocais e ensaiaram uma musica de R Roberto Carlos ao som de um violão,para a apresentação na sexta-feira ,dia 10 de outubro.
Após os ensaios a oficina de musica foi convidada para assistir a uma apresentação na sala do espaço alternativo.Essas apresentações foram feitas pelos educandos da oficina do espaço alternativo sobre o sistema preventivo Dom Bosco.


Último dia de voluntariado

No dia 28 de Outubro no Centro Juvenil dom Bosco, após o lanche das crianças às 13:30, foi dada continuidade a Novena que foi iniciada na semana anterior (esta, será acompanhada por educadores e educandos todas as terças-feiras). Foram lidas e explicadas parábolas, logo em seguida, todos fizeram uma oração. O educador Hemerson agradeceu nossa presença no estabelecimento em quanto voluntárias, e recebemos aplausos de todos, o que foi muito gratificante.
Após a comemoração, nos dirigimos para as oficinas. Os educandos da oficina de música ensaiaram com o educador Hemerson, uma canção para ser apresentada no novo projeto “A arte de educar para a vida”; apesar de os educandos estarem muito agitados, o ensaio foi bastante produtivo.
No lazer, as crianças tiveram liberdade de se aproximarem de nós para aproveitarem nossos últimos instantes na instituição. Trocamos e-mails com muita diversã




Anne Rodrigues -Espaço alternativo

Apresentação sobre sistema preventivo Dom Bosco

No dia 07 de outubro de 2008,os educandos do espaço alternativo apresentaram trabalhos confeccionados por eles as salas de capoeira e de musica.Esta apresentação foi feita de forma oral,com o auxilio de algumas cartilhas sobre o lema,estas que cada grupo elaborou a sua. Todos participaram,explicando de forma clara e objetiva para que os demais educandos presentes pudessem ter um bom entendimento sobre o assunto.
O objetivo desta atividade foi transmitir o conhecimento que eles estudaram por todo o bimestre,ou seja ,lecionar sobre um assunto da qual eles fazem parte, foram quatro temas:sistema preventivo,sonhos de Dom Bosco,o oratório Salesiano e missão de Dom Bosco.
Apesar de um pouco de timidez, as apresentações ficou muito boa,o que levou a um envolvimento dos que assistiram.Isto foi favorável para que todos aprendessem um pouco mais sobre a matéria dirigida a eles.
Como todos participaram da atividade, mesmo que apenas assistindo, e possível destacar apenas pontos positivos na avaliação do que foi realizado.O conhecimento foi passado adiante o que foi passado adiante o que merece um grande apreço.



Confecção do “Painel da vida”

No dia 28 de outubro de 2008, os educandos do espaço alternativo confeccionaram o “painel da vida”.

O objetivo deste trabalho foi contribuir pra que estes, refletissem como a força de vontade possui um papel importante em suas vidas, proporcionando assim uma reflexão e até mesmo uma auto-avaliação sobre o tema.
Para a realização, os educandos foram divididos em 5 grupos:

1.demonstrar o que motiva o ser humano
2.os aprendizados que são frutos da vontade
3.como será a vida se ela for baseada no presente
4.criar possibilidades que possam nortear sua caminhada
5.como fazer para que dentro da escola e do Centro Juvenil Dom Bosco, vocês sejam de alguma forma parte na vida de seu próximo

Usando recortes de jornais e revistas, eles construíram os painéis com as idéias do grupo.

De uma forma geral todos alcançaram o objetivo proposto com sucesso, conseguiram passar suas idéias através dos recortes e montaram painéis criativos.Com a contribuição de cada um, foi possível observar um grande envolvimento na realização do trabalho, o que ressalta apenas pontos positivos neste trabalho.



Ellem-Teatro

Ensaio da peça “O guarda-chuva amarelo”

Hoje, dia 07 de outubro, os educandos da oficina de teatro ensaiaram a peça O guarda-chuva amarelo. O ensaio teve como objetivo o aperfeiçoamento de todos para a apresentação na sexta-feira, dia 10 de outubro.
Os educandos estavam bastante apreensivos, mas não se deixaram levar pela emoção e deram o melhor de si. Pode-se dizer que o dia de hoje foi bastante produtivo.
Logo após o ensaio os educandos dirigiram-se para o lazer, onde se divertiram bastante.


Último dia no Centro Juvenil

Hoje, dia 28 de outubro, foi meu último dia de voluntariado no CJDB. No começo da tarde, às 13:30, houve a abertura da Novena de Natal; os educandos de todas as oficinas reuniram-se no pátio, para a apresentação da mesma. Foram contadas histórias e lida a oração diária.
Ao saber que hoje seria o último dia que nosso (meu grupo e eu) trabalho voluntário seria exercido no estabelecimento, o educador Hemerson (música) pediu para que fôssemos à frente. Ao chegar lá, ele explicou aos educandos sobre a importância do voluntariado e pediu para que todos aplaudissem.
Em seguida, cada educando dirigiu-se a sua respectiva oficina;os do teatro, foram à biblioteca onde, pegaram alguns livros, direcionando-se logo após à sala de teatro, permanecendo lá até a hora do lazer. A educadora Fernanda, responsável por eles, não pôde comparecer por motivos de saúde.
Todos comportaram-se muito bem.



Priscila Adriane- Pintura

Pinturas Especiais

A atividade feita hoje, dia 07 de outubro, foi pinturas especiais, onde os educandos pintaram uma tela fazendo abstrações ao redor de cada desenho; por exemplo: listras, quadrados, cores, etc.
Esse trabalho foi exercido afim de que a educadora Vanuza observasse a imaginação e a combinação de cores de cada educando, estimulando-os a fazerem desenhos cada vez mais bonitos. Esta atividade teve como objetivo a exposição de telas no dia 10 de outubro, dia do encerramento do projeto “Educação é coisa do coração”.


Pinturas Cubistas

Hoje, dia 28 de outubro, a atividade exercida pelos educandos, está sendo pinturas cubistas. Cada um está colando 4 folhas de ofício umas nas outras e, logo após fazendo um desenho no meio da folha. Em seguida, estão separando o desenho em partes.
Exemplo: Um educando desenha uma mulher no meio da folha e depois vai separando-a: cabelo para um lado, boca pro outro, orelhas, nariz roupas etc. É assim que se forma uma pintura cubista.
Os educandos superaram nossas expectativas, tanto minha, voluntária Priscila, quanto da educadora Vanuza.




Paola- Esportes


Praticando vôlei e basquete

No dia 07 de outubro de 2008, o educador Isaias repassou para os educandos as regras de vôlei e de basquete, o para eles praticarem na quadra de esporte do Centro juvenil Dom Bosco. Os educandos foram divididos em dois times eles mostraram que aprenderam realmente jogar vôlei e basquete. Mas algumas falhas aconteceram e o educador Isaias observou e depois chamou a todos para falar das falhas que aconteceram, e disse que a cada erro que houvesse o time que cometesse este erro iria subir e descer as escadas,ou fazerem abdominais.
Mas todos os dois times erraram e os educandos subiram escadas muitas vezes, mas eles depois foram concertando os erros e jogaram certo. Gostei de ver os educandos se esforçando e dando o melhor deles para fazerem o que eles aprenderam com o seu educador em sala de aula e aplicando na quadra de esportes. Depois o educador Isaias deu alguns recados aos educandos e eles foram liberados para o lazer.

Relatório do grupo

Dia 10 de outubro de 2008

Encerramento do projeto “Educação é coisa do coração”


No dia 10 de outubro de 2008, comparecemos ao Centro Juvenil Dom Bosco para assistirmos as apresentações do encerramento do projeto “Educação é coisa do coração” que estava sendo desenvolvido na instituição. Para cada oficina houve uma apresentação diferente. A educadora Vanuza, da oficina de pintura que apresentou o noivo projeto, iniciado com um texto que chamado “Coisinha de chocolate” que foi lido por um educando da oficina do espaço alternativo.
Houve um show da banda “Trio Black ’’onde os integrantes são da oficina de musica da parte da manhã e os educandos da parte da tarde com a orientação do coral .Depois da apresentação das crianças da oficina de musica ,as crianças da oficina de teatro apresentaram uma peça chamada” O guarda chuva amarelo “que visa a Amorevoleza de Dom Bosco”.
Logo após o teatro teve uma apresentação dos educandos da oficina de Esporte onde um grupo de luta rítmica que se chama “Aero Faith”.Com o termino das apresentações os educandos lancharam e ao saírem ganharam no portão uma lembrancinhas feita pelos educandos do espaço alternativo .
Este projeto teve o objetivo de aproximar os educandos do sistema preventivo de Dom Bosco e o mais interessante e que alem de alcançarem uma aprendizagem nessas atividades os educandos fizeram uma excelente apresentação com empolgação e empenho.



Um comentário:

anne rodrigues disse...

:]Foi muito boa essa experiencia,

ja estou morrendo desaudades
espero reencontra-los em breve