terça-feira, 16 de setembro de 2008

A importância de ser voluntário

O voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos. . O voluntariado, então, pressupõe o compartilhar, e não o descartar as sobras do cotidiano. No momento em que nos predispomos a compartilhar o que temos de melhor com as pessoas, é possível, então, dizer que somos voluntários.
Há pouco tempo a sociedade brasileira começou a despertar para a necessidade da participação como forma de promoção da solidariedade e cidadania. Apesar de sermos um povo criativo e generoso, ainda nos falta organização.54% dos adolescentes querem ser voluntários, mas apenas 7% realizam algum trabalho comunitário;
Em síntese, é importante desenvolver a iniciação à arte de compartilhar: uma conduta sadia, inteligente, lógica e construtiva. Quem desenvolver, certamente experimentará uma nova escala de valores em suas vidas, humanizando cada vez mais o seu cotidiano. Não se trata de buscar respostas verbais sobre o papel do voluntário, mas de novas formas de agir, as quais sem dúvida exigem novos conhecimentos, novas condutas e novas aprendizagens. Como fazer? A resposta é: começar para experimentar.

4 comentários:

ellem cristina disse...

esse texto fala tudo...


realmente ser voluntario engradece o espirito!!!!

priscila adriane disse...

nossa...

to adorando ser voluntária...
todo mundo lah é gente boa...

anne rodrigues disse...

esta nova experiência tem acrescentado mtu em minha vida...



tenhu certeza q vou levar disso tudo uma grande bagagem....

paola disse...

ser voluntário está me ajudando a ver o mundo de outro jeito...




=]